Fertility

Atividades 2015

Este material tem por objetivo relatar nossas atividades científicas nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2015, tais como congressos, comissões, aulas ministradas e trabalhos apresentados em congressos. De uma maneira geral, serão demonstradas todas as atividades desenvolvidas pela Equipe Fertility e Sapientiae deste ano.

Início da 13ª Turma do Curso de Pós Graduação – Lato Sensu em Reprodução Humana Assistida.

Em 26 de fevereiro, demos inicio ao Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida (Módulos Clínico e Laboratorial), oferecido pela Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fertility – Centro de Fertilização Assistida.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 26 de fevereiro de 2015 foi realizada a primeira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dr. Assumpto Iaconelli Jr., médico especialista em reprodução humana assistida, diretor da Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. O tema abordado nesta reunião foi Infertilidade e Epidemiologia reprodutiva.

O Dr. Assumpto Iaconelli apresentou o artigo: International Committee for Monitoring Assisted Reproductive Technology (ICMART) and the World Health Organization (WHO) revised glossary of ART terminology, 2009*. (arquivo pdf)

Fertility and Sterility:  Vol. 92, No. 5, November 2009;

Dra. Daniela P. de A. Braga apresentou o artigo: Use of pig oocytes for training new professional in human assisted reproduction laboratories.(arquivo pdf)

Fertility and Sterility:  Vol. 88, No. 5, November 2007.

Congresso The Best of ESHRE and ASRM – New York

O Dr. Assumpto iaconelli Jr. e o Dr. Edson Borges Jr., diretores da clínica Fertility foram no Congresso The Best of ESHRE and ASRM. Realizado em New York de 5- 7 de março.

Curso Associação Instituto Sapientiae e Merck-Serono: 14 e 15 de março de 2015.

Título do Curso: “Infertilidade no Consultório”

Nos dias 14 e 15 de março de 2015 foi realizado no Instituto Sapientiae o Curso Básico de Infertilidade no Consultório. O curso abordou temas como diagnóstico e tratamento da infertilidade, protocolos de estimulação ovariana, técnicas de Reprodução Assistida (TRA), tratamento da síndrome de ovários policísticos em TRA, tratamento da endometriose em TRA, uso de análogos em TRA, monitorização dos ciclos em TRA e discussão de casos clínicos.

No dia 14 tivemos a presença dos palestrantes Dr. Wagner Busato e a Dra. Carla Andrade Rebello Iaconelli, e no dia 15 compareceram o Dr. Assumpto Iaconelli Jr., Dr. Luiz Guilherme Lousada Maldonado e Dr. Fabio Biaggioni Lopes.

Defesa de tese de Doutorado.

A Equipe Fertility foi prestigiar a defesa de tese de Doutorado da embriologista chefe do laboratório de FIV da unidade São Paulo, Rita de Cassia Sávio Figueira na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A tese AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE EMBRIONÁRIA NA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA: VALOR PREDITIVO DE PARÂMETROS MORFOLÓGICOS.

O Prof. Dr. Tsutomu Aoki foi seu orientador e o Prof. Dr. Edson Borges Junior foi o Co-orientador.

Foi aprovada com elogios e sua tese irá contribuir com o aprimoramento da seleção embrionária na rotina dos laboratórios de FIV.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 26 de março de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com o tema Fertilização in vitro, técnicas e instrumentação. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

A Dra. Carla Iaconelli, médica do corpo clínico da Clínica Fertility apresentou o artigo: Endometrial injury to overcome recurrent embryo implantation failure: a systematic review and meta-analysis.(arquivo pdf)

Reproductive BioMedicine Online (2012) 25, 561– 571.

Em seguida, a convidada da UNIFESP, Prof. Dra. Fernanda Bertuccez apresentou o artigo: Clinical validation of embryo culture and selection by morphokinetic analysis: a randomized, controlled trial of the EmbryoScope.(arquivo pdf)

Fertility and Sterility Vol. 102, No. 5, November 2014.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 23 de abril de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com o tema Indução da ovulação. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

A embriologista da Clínica Fertility Lívia Silva Vingris apresentou o artigo: Change in oocyte yield in repeated in vitro fertilization cycles: effect of ovarian reserve. (arquivo pdf)

Fertility and Sterility® Vol. 101, No. 2, February 2014.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 14 de maio de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com o tema Indução da ovulação. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

O Prof. Dr. Luiz Guilherme L. Maldonado apresentou o artigo: “Cost-effectiveness analysis comparing continuation of assisted reproductive technology with conversion to intrauterine insemination in patients with low follicle numbers”. (arquivo pdf)

Fertility and Sterility® Vol. 102, No. 2, August 2014.

A embriologista da Clínica Fertility Renata Ferreira apresentou o artigo: “Ovarian endometriomas and oocyte quality: insights from in vitro fertilization cycles.” (arquivo pdf)

Fertility and Sterility® Vol. 101, No. 4, April 2014.

Defesa de tese de Mestrado.

Em 28 de maio a Equipe Fertility foi prestigiar a Dra. Carla Iaconelli, médica do corpo clínico da Clínica Fertility em São Paulo, em sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestra em Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O título do trabalho é “Comparação dos resultados de pacientes submetidas a ciclos de fertilização in vitro com protocolos de indução de ovulação, com e sem suplementação com microdoses de hCG recombinante na fase folicular tardia.” O Prof. Dr. Tsutomu Aoki foi seu orientador e o Prof. Dr. Edson Borges Junior foi o Co-orientador.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 25 de junho de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com os temas Andrologia e Fator Masculino. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

O Prof. Dr. Edson Borges Jr. apresentou o artigo: “Total motile sperm count: a better indicator for the severity of male factor infertility than the WHO sperm classification system” .(arquivo pdf)

Human Reproduction, Vol.30, No.5 pp. 1110–1121, 2015.

A professora Thais Serzedello apresentou o artigo: “Effect of sperm DNA fragmentation on the clinical outcomes for in vitro fertilization and intracytoplasmic sperm injection in women with different ovarian reserves”.(arquivo pdf)

Fertility and Sterility® Vol. 103, No. 4, 910-916 April 2015.

Congresso Europeu.

O Dr. Assumpto Iaconelli Jr. e a chefe do laboratório de FIV Rita de Cassia Figueira  estiveram em Lisboa de 14 a 17 de junho para conferir o 31° Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, o ESHRE. (site do congresso)

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 16 de julho de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com o tema Genética. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

A professora Dra. Leila Farah. apresentou os artigos: “The clinical effectiveness of preimplantation genetic diagnosis for aneuploidy in all 24 chromosomes (PGD-A): systematic review” .(arquivo pdf)

Human Reproduction, Vol.30, No.2 pp. 473–483, 2015.

“Recurrent miscarriage in translocation carriers: no differences in clinical characteristics between couples who accept and couples who decline PGD”.(arquivo pdf)

Human Reproduction, Vol.30, No.2 pp. 484–489, 2015.

Fertility Medical Group é premiado durante o 19º Congresso da Sociedade Brasileria de Reprodução Assistida (SBRA).

Dois trabalhos do Fertility Medical Group foram premiados durante o 19º Congresso da SBRA.

O trabalho “Non-invasive prediction of blastocyst formation by day three embryo culture medium mass spectrometry lipid fingerprinting” (veja a aula) recebeu o premio de melhor trabalho do ano e o trabalho “The presence of endometriosis affects the oocyte morphology in intracytoplasmic sperm injection cycles” (veja a aula) foi premiado como segundo melhor trabalho.

Além disso, o grupo apresentou durante o congresso o trabalho “Strategies for the management of the OHSS: results of freezing-all cycles” (veja a aula)

Fertility Medical Group apresenta trabalho durante Encontro de Química na UNICAMP

O trabalho “Proteoma em células do cumulus: identificação de biomarcadores de sucesso para técnicas de reprodução humana assistida” foi apresentado durante um encontro organizado pelo laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas na UNICAMP. O trabalho foi realizado em colaboração com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (veja a aula)

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 10 de setembro de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com o tema Falha de Implantação e Preservação de Gametas. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

A Dra. Adriana de Góes Soligo apresentou o artigo “Recurrent implantation failure: definition and management.” (arquivo pdf)

Reproductive BioMedicine Online, Vol.28, pp. 14– 38, 2015.

E a Dra. Rita de Cássia Figueira apresentou o artigo “The efficiency of a donor-recipient program using infertile donors’egg cryo-banking: A Brazilian reality.”(arquivo pdf)

Journal of Assisted Reproduction and Genetics, Vol.31, N.8, pp:1053-7, 2014.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae.

Em 01 de outubro de 2015 foi realizada a Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, com temas complementares em reprodução humana. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility, Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

A nossa psicóloga Rose Melamed apresentou o artigo: “Evolution of psychology and counseling in infertility”. (arquivo pdf)

Fertility and Sterility Vol. 104, 251-259, 2015

A nutricionista Gabriela Halpern apresentou o artigo: “Influence of ovarian stimulation for IVF/ICSI on the antioxidant defence system and relationship to outcome”.(arquivo pdf)

Reproductive BioMedicine Online Vol. 29, 65– 71, 2015

Congresso Americano

A equipe cientifica do Fertility esteve em Baltimore – EUA, de 17 a 21 de outubro para assistir ao 71° Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, o ASRM e apresentar nossos mais recentes trabalhos científicos.

(site do congresso)

Congresso de Urologia

O Dr. Edson Borges Jr. e o Dr. Aguinaldo Nardi participaram do 35° Congresso Brasileiro de Urologia (CBU) no Rio de Janeiro, onde se atualizaram sobre temas de andrologia e medicina reprodutiva, além de apresentarem dois trabalhos recentes produzidos pelo nosso grupo.

(site do congresso)

O Fertility encerra mais um ano repleto de atividades e produção cientificas e deseja a todos um excelente Natal e um ano muito produtivo.