Fertility

Atividades 2018

Este material tem por objetivo relatar nossas atividades científicas nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2018, tais como congressos, comissões, aulas ministradas e trabalhos apresentados em congressos. De uma maneira geral, serão demonstradas todas as atividades desenvolvidas pela Equipe Fertility e Sapientiae deste ano.

Início da 16ª Turma do Curso de Pós Graduação – Lato Sensu em Reprodução Humana Assistida.

Em 22 de fevereiro, demos inicio ao Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida (Módulos Clínico e Laboratorial), oferecido pela Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fertility Medical Group.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 22 de fevereiro de 2017 foi realizada a primeira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dr. Edson Borges Jr., diretor científico e clínico do Fertility Medical Group. Foram apresentados dados atualizados da reprodução humana assistida na América Latina e no Brasil e os alunos tiveram oportunidade de debater diversos temas levantados, como recomendações do conselho federal de medicina, impacto econômico das técnicas de reprodução assistida e até a influência da religião nos resultados da fertilização.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 22 de março de 2018 foi realizada a segunda Reunião Científica de 2018 da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Fernanda Montenegro Valente, médica especialista em reprodução humana assistida do Fertility Medical Group, e Lívia Silvia Vingris, embriologista do laboratório de Fertilização In Vitro e Criopreservação do Fertility Medical Group. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. Os temas abordados nesta reunião foram Estimulação Ovariana e Transferência de Único Embrião.

A Professora Dra. Fernanda Montenegro Valente apresentou o artigo: Ovarian stimulation protocols for IVF: is more better than less? (arquivo pdf)
Reproductive Biomedicine Online, Vol. 34, 2017.

A Professora Lívia Silvia Vingris apresentou o artigo: Conventional ovarian stimulation and single embryo transfer for IVF/ICSI. How many oocytes do we need to maximize cumulative live birth rates after utilization of all fresh and frozen embryos? (arquivo pdf )
Human Reproduction Vol. 31, No. 2, 2016.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 26 de abril de 2018 foi realizada a terceira Reunião Científica de 2018 da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Carla Iaconelli, médica especialista em reprodução humana assistida do Fertility Medical Group, e Dra. Renata Ferreira, embriologista do laboratório de Fertilização In Vitro e Criopreservação do Fertility Medical Group. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. Os temas abordados nesta reunião foram vitrificação de oócitos e tecido ovariano e valor preditivo do hormônio Anti-Mülleriano.

A Professora Dra. Carla Iaconelli, apresentou o artigo: Oocyte vitrification versus ovarian cortex transplantation in fertility preservation for adult women undergoing gonadotoxic treatments: a prospective cohort study. (arquivo pdf)
Fertility and Sterility, Vol. 109, No. 3, 2018.

A Professora Dra. Renata Ferreira apresentou o artigo: The predictive value of serum concentrations of anti-Müllerian hormone for oocyte quality, fertilization, and implantation. (arquivo pdf )
JBRA Assisted Reproduction Vol. 21, No. 3, 2017.

Curso de Residentes da Associação Instituto Sapientiae: “Infertilidade no Consultório”

Nos dias 07 e 08 de abril de 2018 foi realizado no Instituto Sapientiae o Curso Teórico de Infertilidade no Consultório, contando com a presença de 16 médicos residentes de diversos hospitais do país. O curso abordou temas como diagnóstico e tratamento da infertilidade, protocolos de estimulação ovariana, técnicas de Reprodução Assistida (TRA), tratamento da síndrome de ovários policísticos em TRA, tratamento da endometriose em TRA, uso de análogos em TRA, monitorização dos ciclos em TRA e discussão de casos clínicos.

No dia 07 tivemos a presença dos palestrantes Dr. Luiz Guilherme Lousada Maldonado e Dra. Carla Iaconelli, e no dia 08 compareceram o Dr. Fabio Biaggioni Lopes, Dra. Fernanda Montenegro Valente e a Dra. Carla Iaconelli.

Os residentes também tiveram a oportunidade de acompanhar na prática, por 10 dias, a rotina da Clínica Fertility, e contar com a tutoria dos médicos especialistas em reprodução assistida Dr. Wagner Busato, Dr. Luiz Guilherme Lousada Maldonado, Dr. Fabio Biaggioni Lopes, Dra. Carla Iaconelli, Dra. Natalia Tannous e Dra. Rosane Santana.