Home > Cursos

Cursos

A Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida é uma entidade assistencial e educacional, sem fins lucrativos, criada em 1998.

Desde 2003 a Associação Instituto Sapientiae, com apoio do Fertility – Centro de Fertilização Assistida oferecem em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí o curso de Pós-graduação lato-sensu (Especialização) em Reprodução Humana Assistida reconhecido pelo MEC e Conselho Estadual de Educação de São Paulo, nos módulos Clínico (Processo CEE 447/2004) e Laboratório (Processo CEE 448/2004). O curso tem como meta a capacitação profissional em reprodução humana assistida e está disposto de acordo com a normativa para os cursos de Especialização, Deliberação CEE nº 09/98, de 4 de novembro de 1998, do Conselho Estadual de Educação e com a resolução CES/CNE nº 01/07, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação. O Módulo Clínico, direcionado para profissionais graduados em Medicina, tem carga horária de 522 horas, e o Módulo Laboratório, direcionado para biólogos, biomédicos e outros profissionais da área de saúde, possui carga horária de 470 horas. Os alunos devem obrigatoriamente entregar um Trabalho de Conclusão de Curso sobre temas relevantes em Reprodução Humana Assistida. Os concluintes recebem certificado de Especialista em Reprodução Humana Assistida, emitido pela Faculdade Medicina de Jundiaí e Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa, devidamente referendado por seus Diretores e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. Até 2008, formamos 201 profissionais, sendo 121 no módulo Laboratório e 80 no módulo Clínico. Atualmente, temos 27 alunos do módulo Laboratório e 18 alunos do módulo Clínico.

A Associação Instituto Sapientiae também oferece estágio curricular a alunos de graduação, através de convênios com Universidades (como, por exemplo, convênio com Faculdade de Biotecnologia da Unesp – Universidade Estadual Paulista), além de organização de reuniões científicas mensais de atualização, abertas a profissionais da área.

Ademais, o Módulo de Reprodução Humana Assistida, oferecido pela Associação Instituto Sapientiae faz parte da formação médica proporcionada durante a Residência em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (oito residentes por ano), da Residência em Urologia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (dois residentes por ano) e da Residência em Urologia do Hospital Nossa Senhora de Lourdes (um residente por ano). Estas parcerias têm como principal objetivo propiciar noções da prática clínica nos centros de Reprodução Humana Assistida.

As aulas regulares teórico/práticas são ministradas por professores Especialistas, Mestres ou Doutores titulados pelas maiores Universidades do país (USP, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, entre outras) e também do exterior (Universidade de Queensland/Austrália, Universidade de Milão/Itália, Universidade de Montreal/Canadá). Todos os Coordenadores de Disciplinas têm título de Mestre ou Doutor, com experiência em medicina reprodutiva e/ou laboratório de fertilização in vitro.

A partir de 2010 estabelecemos parceria com o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, fundado em 1954 e um dos hospitais mais conceituados do Brasil, premiado diversas vezes (Prêmio Top Hospitalar 2001, Prêmio Quality 2003 e 2008, Prêmio Hospital Best 2003, 2004 e 2006, Prêmio Segurador Brasil 2005, Prêmio Qualidade Brasil 2004, Prêmio Segurador Brasil 2006, Prêmio Top of Quality 2006 e 2009, Prêmio Segurador Brasil 2007, Prêmio Administração Hospitalar 2007, Medalha Ulisses Guimarães 2007, Prêmio Segurador Brasil 2008 e 2009, Prêmio Top of Gold 2008, Prêmio Ibasi Dr. Osvaldo Cruz de Responsabilidade Social/Ambiental 2008, Troféu Gaivota de Ouro 2008 e 2009, Prêmio Empreendedor Brasil 2009). Esta parceria permitirá a realização de aulas no Anfiteatro, com capacidade para 100 pessoas e o aprendizado por vídeo-conferência entre o anfiteatro e o centro cirúrgico do Hospital.

A Associação Instituto Sapientiae também é atuante no aspecto assistencial, atendendo a centenas de casais inférteis e com baixa renda pelo Programa de Tratamento Gratuito para Infertilidade Conjugal.

Confira as listas dos cursos e um pouco mais sobre o Instituto Sapientiae.