Infertilidade Masculina

Publicado 2 de abril de 2013 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:59.

A infertilidade conjugal está presente em aproximadamente 15% de todos os casais em idade reprodutiva. Em 40% das vezes existe uma causa feminina, noutros 40% uma causa masculina e em 20%, o homem e a mulher estão envolvidos. Dentre as causas principais de esterilidade masculina estão: Varicocele (varizes na região escrotal), Falência testicular primária, Infecções seminais, Criptorquidia, (testículos fora da bolsa testicular), Obstruções do epidídimo ou canal deferente, Disfunções Hormonais, entre outras.

Atualmente os problemas seminais são muito bem resolvidos, principalmente após o advento das Técnicas de Reprodução Assistida. De acordo com a alteração seminal, técnicas mais elaboradas podem ser empregadas, possibilitando que o homem, independentemente de sua alteração seminal, tenha uma boa probabilidade de gravidez. Dentre estas técnicas estão: Processamento do Sêmen para Inseminação Artificial, Fertilização “in vitro” ICSI – injeção de um único espermatozóide dentro do óvulo. De uma forma geral, cada um destes processos promove uma probabilidade de gravidez que varia entre 25 a 50%, dependendo muito também da condição da mulher.

Homens sem espermatozóides no ejaculado podem ter filhos biológicos?

Sim, através de punção no testículo ou epidídimo. No caso das azoospermias com causas obstrutivas (vasectomia, ausência de ductos reprodutivos, processos inflamatórios, etc…) os espermatozóides poderão ser retirados do epidídimo (órgão vizinho ao testículo) por que a espermatogênese está ocorrendo normalmente. Nos pacientes com azoospermias não obstrutivas ou secretoras ocorre falha deste processo. No entanto, nesses pacientes em alguns túbulos seminíferos (regiões do testículo onde essas células são produzidas) a espermatogênese continua acontecendo. Devido a este fato, até mesmo os homens com diagnóstico de azoospermia podem ter filhos biológicos.

Como são obtidos os espermatozóides em homens azoospérmicos?

Em pacientes azoospérmicos são indicadas as técnicas de recuperação de espermatozóides através de punções com agulhas finas diretamente no epidídimo (PESA ou MESA) ou nos testículos (TESA) dependendo do tipo de azoospermia e da opinião do paciente.

×