Programa Todo Seu, da TV Gazeta, aborda o tema Infertilidade Masculina!

Categoria(s): Notícias

Para um casal que não consegue engravidar, o problema pode estar com o homem? O que sabemos sobre infertilidade masculina? A infertilidade pode ser identificada por meio dos exames periódicos ou existe um exame específico?

Muitos homens têm aversão de certos cuidados com saúde, infelizmente. “O homem está menos habituado a fazer controles médicos, muito por uma condição cultural. Diferente da mulher que já recebe orientação da mãe para fazer exame ginecológico periódico, ele não pensa na medicina preventiva”, ressalta Dr. Edson Borges Jr.,especialista em reprodução humana e diretor científico do Fertility Medical Group, durante entrevista especial para o programa Todo Seu- TV Gazeta.

Questionado pelo apresentador Ronnie Von se existem aspectos culturais que ainda não foram quebrados com a saúde masculina, Borges afirma que sim e completa ressaltando a associação entre capacidade reprodutiva e fertilidade que ainda existe. Também a investigação da fertilidade não faz parte dos exames rotineiros dos check-ups.

“Importante sempre a avaliação do pré-adolescente por um pediatra ou urologista para verificar os desenvolvimentos dos caracteres sexuais masculinos e dosagens hormonais, se necessárias. A partir da idade adulta, a realização de um espermograma, assim como repetir o exame clínico. A avaliação prostática deve ser feita a partir dos 40 ou 45 anos”, explica.

Segundo o especialista, as principais causas de infertilidade são: varicocele   processos infecciosos de próstata e vesículas seminais;  Orquite (infecção viral testicular) e alterações hormonais.

Ainda sobre a infertilidade, nos fatores causais, 40% são de origem masculina, 40% feminina e 20% do casal.

Essas e outras dúvidas são respondidas na matéria. Assista na íntegra:
shttps://www.tvgazeta.com.br/videos/saude-masculina/

Voltar