Reprodução: Banco de sêmen representa esperança ao paciente oncológico

Publicado 20 de janeiro de 2010 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:15.

Um trabalho científico realizado pelo Fertility – Centro de Fertilização Assistida , SP, sobre um programa de criopreservação de espermatozoides destinado a pacientes oncológicos, avaliou a qualidade dos gametas masculinos pós-descongelamento, além da importância social do banco de sêmen para os homens acometidos pela doença.
Realizado nos últimos 12 anos, o estudo foi publicado no Internacional Brazil J Urol no ano passado. Participaram do programa, 98 pacientes, entre 16 e 69 anos, sendo que 56% tinham câncer testicular. As amostras com espermatozoides móveis foram criopreservadas, independente do volume de concentração, num período médio de 4,5 meses após o diagnóstico da doença, antes de qualquer terapia.
Cada amostra teve uma alíquota extraída para uma avaliação, sendo que a concentração média espermática foi de 45,4 milhões por mL, a motilidade total de 57%, com uma taxa de recuperação da motilidade de 38%, pós-descongelamento. Para o coordenador do estudo, o especialista em reprodução humana assistida Edson Borges , os resultados demonstram que é possível preservar adequadamente a fertilidade do paciente oncológico.
No grupo, 79% apresentaram preocupação com a fertilidade, sendo que cerca de 90% relataram sentir mais segurança com a possibilidade de congelar seus gametas. Ao ingressar no programa, 80% deles não tinham filho.
Atualmente, 80 pacientes mantêm suas amostras criopreservadas, sete foram a óbito, três realizaram a fertilização in vitro, com duas gestações, e oito tiveram o sêmen descartado. O banco de sêmen garante um potencial reprodutivo o que pode ajudar no tratamento do câncer. No entanto, é necessário que os oncologistas informem a seus pacientes sobre esta possibilidade, ainda são poucos homens que procuram os serviços de reprodução assistida, ressalta Borges . Entre 1996 e 1999 foram inseridos apenas 14 pacientes no programa e, atualmente, o Fertility recebe 10 casos por ano.

×