Reprodução: Infertilidade masculina pode ocorrer devido a alterações no sêmen

Publicado 30 de agosto de 2010 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:14.

Pesquisas comprovam que 20% dos casos de infertilidade são diagnosticados entre os homens. Deste total, 40% sofrem com um problema chamado Varicocele. Uma doença que provoca varizes nas veias da região do escroto, onde estão localizados os testículos. O inchaço dessas veias (formação de varizes) pode prejudicar o fluxo sanguíneo local, alterando a quantidade e a qualidade dos espermatozóides.
Para o Comitê da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva a cirurgia para varicocele é mais indicada quando, por exemplo, a doença encontra-se em um estágio avançado (levando a uma diminuição do tamanho dos testículos), quando há dificuldades para engravidar ou ainda quando o espermograma é anormal. No entanto, mesmo quando a cirurgia é realizada e todos os resultados são obtidos de forma positiva, como a qualidade do sêmen, as taxas de gravidez sem assistência variam de 19 a 35%. De acordo com este percentual, o Fertility – Centro de Fertilização Assistida – realizou um estudo com o objetivo de avaliar a contribuição da correção cirúrgica da Varicocele, antes de qualquer tratamento de infertilidade assistida.
Este estudo foi apresentado na 26ª Reunião Anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, realizada em Roma, no início do mês de julho. Nele foram avaliados 248 pacientes, entre 2000 e 2008, subdivididos em dois grupos: homens com Varicocele que não realizaram a cirurgia (79 pessoas) e aqueles que fizeram a cirurgia antes do tratamento de reprodução assistida (169 pessoas).
Apesar da cirurgia para Varicocele ser a mais realizada no que diz respeito à infertilidade masculina, os seus benefícios para o restabelecimento da função testicular, assim como o potencial da fertilidade são polêmicos.
Os resultados do estudo sugerem que este procedimento cirúrgico não tem qualquer impacto significativo nos resultados das técnicas de ICSI – técnica de fertilização in vitro onde um único espermatozóide é injetado dentro do óvulo. Além disso, os apontamentos mostraram que, quando submetidos a tratamentos de reprodução assistida, os homens que passaram pela cirurgia são pessoas mais velhas, com maior período de infertilidade do que aqueles que não foram submetidos à reparação da Varicocele. Portanto, as técnicas de reprodução assistida poderiam ser consideradas alternativas importantes nos casos de casais com Varicocele clínica.
– Reuters

×