Reprodução: Problemas decorrentes do uso de esteroides

Publicado 1 de setembro de 2010 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:14.

Foi-se o tempo em que as mulheres frequentavam a academia para afinar a cintura e modelar as curvas a fim de ficarem mais harmoniosas e sensuais. A tendência atual é ressaltar os músculos, custe o que custar!
Bomba-relógio – Se para conquistar coxas grossas e torneadas, barriga dividida em gomos e braços musculosos for preciso recorrer ao uso de anabolizante, é bom ficar esperta. Com esse pacote de transformações físicas você vai conseguir outras mudanças nada agradáveis. A mulher que recorre aos anabolizantes fica com a pele cheia de espinhas, queixo pontudo, cabelo ralo e olhos mais saltados, comenta Sandra Hugenneyer, dermatologista (SP). E os danos estéticos não são os únicos nem os mais graves, alerta Nabil Gorayebe, cardiologista especialista em Medicina do Esporte (SP). O anabolizante é um adubo de coisas ruins. Se a mulher tem alguma célula cancerígena, esses hormônios vão fazer que o câncer se espalhe de forma muito acentuada no organismo, afirma o especialista. Os esteroides também dão força para as principais causas d e morte da população feminina. Eles causam a hipertensão arterial e transformam o coração em uma ‘bomba-relógio’, alerta Nabil Gorayebe.

Saiba quais os problemas que eles podem causar:

Problema: Doenças hepáticas
Como ocorre: uma dose muito alta pode causar uma intoxicação aguda do fígado, levando à morte. O uso moderado, ao longo de anos, destrói lentamente o fígado, até virar uma cirrose, alerta Adriana Moretti, endocrinologista (SP).
Problema: Doenças cardíacas
Como ocorre: segundo Nabil Gorayebe, os anabolizantes aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o bom (HDL). Com isso, as artérias acumulam placas de gordura que podem levar à hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.
Problema: Surgimento de acne
Como ocorre: Os esteroides estimulam a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a chance de elas entupirem e causarem espinhas, explica Sandra Hugenneyer.
Problema: Aumento da agressividade
Como ocorre: segundo uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas se São Paulo (IPq), os anabolizantes diminuem a produção de receptores de serotonina em regiões do cérebro relacionadas ao controle da agressividade. Por isso, usuárias têm grande chance de se tornarem mais impulsivas e ansiosas, diz Silvana Chiavegatto, coordenadora da pesquisa.
Problema: Calvície e cabelo ralo
Como ocorre: Além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, o anabolizante enfraquece o bulbo capilar, onde os fios nascem, avisa Sandra Hugenneyer.
Problema: Infertilidade
Como ocorre: O uso de esteroides pode fazer a mulher parar de ovular, e o pior, ficar estéril, alerta Edson Borges, médico especializado em medicina reprodutiva (SP).
Problema: Pelos acentuados e diminuição de mamas
Como ocorre: Como a droga imita a testosterona, que é o hormônio masculino, as características do homem passam a se desenvolver no corpo da mulher, afirma Edson Borges.
Problema: Mudança da voz
Como ocorre: Como as pregas vocais são músculos, os esteroides agem sobre elas, deixando-as inchadas, dificultando a sua vibração explica Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora de fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
– Fernanda Cury

×