Fertility

Atividades 2019

Este material tem por objetivo relatar nossas atividades científicas nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2019, tais como congressos, comissões, aulas ministradas e trabalhos apresentados em congressos. De uma maneira geral, serão demonstradas todas as atividades desenvolvidas pela Equipe Fertility e Sapientiae deste ano.

Início da 17ª Turma do Curso de Pós Graduação – Lato Sensu em Reprodução Humana Assistida.

Em 14 de fevereiro, demos inicio ao Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida (Módulos Clínico e Laboratorial), oferecido pela Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em reprodução Assistida, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fertility Medical Group.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 14 de fevereiro de 2019 foi realizada a primeira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Daniela Braga, coordenadora do departamento científico do Fertility Medical Group. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.
O artigo cientifico “Use of pig oocytes for training new professional in human assisted reproduction laboratories” (Fertility and Sterility: Vol. 88, No. 5, November 2007), foi utilizado como tema da reunião. (download arquivo pdf)

14ª Congresso Geral da REDLARA

Entre 06 a 09 de Março, a equipe cientifica do Fertility Medical Group participou da 14ª edição do Congresso Geral da REDLARA – Rede Latino Americana de Reprodução Assistida.

O Fertility apresentou três trabalhos durante o congresso, sendo um pôster e duas apresentações orais. Uma das apresentações orais levou o Fertility a conquistar prêmio de melhor apresentação oral. O trabalho vencedor do premio foi “Incidência de oócitos imaturos- fatores contribuintes e efeitos nos ciclos de ICSI“. Os outros dois trabalhos apresentados durante o congresso foram: “Perfil dos microRNAs do sangue para identificação de marcadores da resposta ao estímulo ovariano controlado” e “Metabolômica do sangue, uma nova abordagem para o diagnóstico da endometriose”.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 14 de março de 2019 foi realizada a segunda Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Carla Iaconelli, que faz parte de corpo clínico do Fertility Medical Group.

Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos sobre o tema “Preservação da Fertilidade”, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

O artigo cientifico “Oocyte vitrification versus ovarian cortex transplantation in fertility preservation for adult women undergoing gonadotoxic treatments: a prospective cohort study” (Fertility and Sterility, Vol 109 (3): 478–485, 2017) (download arquivo pdf) foi apresentado pela Dr. Carla e o artigo “Conventional ovarian stimulation and single embryo transfer for IVF/ICSI. How many oocytes do we need to maximize cumulative live birth rates after utilization of all fresh and frozen embryos?” (Human Reproduction, Vol 31: 371-376, 2016) (download arquivo pdf), foi apresentado pela Dra. Joana Norgueres Simas, que coordena a equipe de monitoria do módulo laboratorial do Instituto Sapientiae.

Encontro Ferring Brasil e Fertility Medical Group

No dia 02 de abril, membros e parceiros da equipe clínica do Fertility Medical Group se reuniram para a troca de experiências e atualizações sobre a utilização de medicações em reprodução humana. O uso do Rekovelle para estimulação ovariana controlada foi o alvo da discussão. A reunião foi coordenada pelo time da Ferring Pharmaceuticals Brasil, no espaço Varanda, em São Paulo, com a participação de mais de 20 especialistas.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 11 de abril de 2019 foi realizada a terceira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Graziela Canheo Chaves Carvalho, do corpo clínico do Fertility Medical Group.

Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos sobre o tema “Indução da Ovulação”, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados.

O artigo cientifico “Ovarian stimulation protocols for IVF: is more better than less? (Reprod Biomed Online, Vol 34 (4): 345–353, 2017) (download arquivo pdf) foi apresentado pela Dr. Graziela e o artigo “High gonadotropin dosage does not affect euploidy and pregnancy rates in IVF PGS cycles with single embryo transfer (Human Reproduction, Vol 32: 2209-2217, 2017) (download arquivo pdf), foi apresentado pela Dra. Joana Norgueres Simas, que coordena a equipe de monitoria do módulo laboratorial do Instituto Sapientiae.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 16 de maio de 2019 foi realizada a quarta Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Erika Ono, coordenadora do curso de especialização em Reprodução Assistida do Instituto Sapientiae.

Contamos com a participação da Dra. Christina Morishima, pesquisadora da Unifesp, que junto com a Dra. Erika, com alunos do curso e profissionais interessados, desenvolveram uma ampla discussão comparando as técnicas de FIV e ICSI em vários aspectos.

Diversos artigos foram apresentados e discutidos. Os artigos estão disponíveis nos links abaixo.

  1. A Meta-Analysis of Controlled Studies Comparing Major Malformation Rates in IVF and ICSI Infants with Naturally Conceived Children
  2. Witch one has a better obstetric and perinatal outcome in singleton pregnancy, IVF/ICSI or FET?: a systematic review and meta-analisis
  3. In vitro fertilization (IVF): a review of 3 decades of clinical innovation and technological advancement
  4. Systematic review of worldwide trends in assisted reproductive technology 2004–2013
  5. The effectiveness of ICSI versus conventional IVF in couples with nonmale factor infertility: study protocol for a randomised controlled trial

Opniões Fertility

No dia 30 de maio aconteceu a primeira reunião do Programa Opniões Fertility 2019, que tem como objetivo atualizar e estimular a discussão sobre importantes temas na área de Reprodução Assistida, bem como levar a ajustes pontuais na conduta clínica de nosso centro, caso haja necessidade.

O programa conta com a colaboração da Merck e neste primeiro encontro, o Dr. Edson Borges Jr., sócio fundador e diretor científico do Fertility Medical Group, falou sobre o efeito da infertilidade masculina na saúde das crianças nascidas de ICSI. Além disso, o Rafael Marques de Souza, especialista em Marketing para clínicas de Reprodução Assistida, fez uma apresentação bastante útil sobre a diferenciação da clínica de reprodução assistida através da percepção de valor.

WhatsApp chat