Bancos de óvulos têm filas de espera, saiba quem pode doar

Publicado 30 de abril de 2012 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:07.

Nos tratamentos de reprodução assistida, existem alguns casos em que as pacientes precisam de óvulos doados para que seja feita a fertilização. Nesses casos, além de tomar a difícil decisão de aceitar ou não a doação, a mulher ainda sofre com a escassez dos bancos. Segundo Edson Borges, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e diretor científico da clínica Fertility, de São Paulo , normalmente há filas de espera por óvulos.
Para o especialista, o problema acontece porque a única fonte de óvulos do banco são as próprias pacientes. No nosso País, não é permitido que mulheres ofereçam óvulos em troca de algum tipo de remuneração. Na Espanha, por exemplo, essa prática é permitida, explica o médico.
Assim como no banco de espermatozoides, nos quais o casal pode escolher as características do doador, as clínicas disponibilizam às pacientes uma ficha básica sobre a doadora, com informações como cor da pele, dos cabelos, dos olhos, altura e peso. Segundo Borges , essas características são liberadas porque assim o casal pode escolher uma doadora que seja compatível com as características físicas dos futuros pais. De qualquer forma, o nome da doadora deve ser mantido em sigilo.

Indicações

De acordo com o vice-presidente da SBRA, a fertilização in vitro com óvulos doados é indicada para mulheres que já passaram pela menopausa ou, em alguns casos, pacientes que ainda têm menstruação, mas os óvulos estão com qualidade inferior por conta da idade muito avançada. Além disso, mulheres que passaram por processos como quimioterapia, radioterapia e retirada de ovário também podem precisar da doação de óvulos para engravidar.
O processo de fertilização in vitro em si não tem alterações. Ou seja, os óvulos são transferidos para uma placa no laboratório, na qual são colocados juntamente com os espermatozoides do marido para que ocorra a fertilização. Os óvulos fertilizados, ou embriões, são analisados quanto a sua qualidade e provável capacidade para se desenvolver e são então transferidos para o interior do útero da mulher.

×