Congelamento de espermatozoides preserva fertilidade

Publicado 18 de abril de 2012 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:08.

O congelamento de espermatozoides é uma maneira de preservar a fertilidade do casal. Além disso, é a forma que permite que os homens façam a doação desse material para ajudar casais que têm o sonho de ter um bebê.
O número de homens que fazem a doação de espermatozoides ainda é muito pequeno no País. Hoje, o nosso banco comportaria quatro vezes mais espermatozoides do que temos em estoque, exemplifica Assumpto Iaconelli, especialista em reprodução humana e diretor da clínica Fertility , de São Paulo.

Destino do material congelado

Existem dois destinos para os espermatozoides que serão guardados. O método para o congelamento é o mesmo – o que muda são os motivos. Em alguns casos, o homem pode congelar seus espermatozoides por conta de algum tratamento que poderá deixá-lo infértil, como a quimioterapia. Outros optam por doar seus espermatozoides para os chamados bancos de sêmen. É para esses bancos que recorrem os pacientes que desejam ter um filho, mas estão enfrentando dificuldade.
Para fazer o congelamento dos espermatozoides, o homem vai à clínica e realiza a coleta do líquido seminal. Esse líquido é levado para o laboratório e lá ele passa por uma espécie de limpeza, para selecionar só os espermatozoides. Em cada ejaculação, existem milhões de espermatozoides. Por conta disso, mesmo que haja uma perda de parte do material, isso não vai comprometer o sucesso de uma fertilização, diz o médico.
Depois, o material é depositado em tubos e passa para o processo de criopreservação. O espermatozoide é exposto à fumaça do nitrogênio e, passados 30 minutos, é submerso no mesmo gás.

Banco de sêmen para doação

Qualquer homem pode ser um doador de espermatozoides, basta estar em boas condições de saúde. O doador em potencial vai até a clínica e passa por uma entrevista para sabermos o motivo da doação. Depois, é feita a análise seminal. Estando tudo certo, colhemos o material e congelamos, esclarece Iaconelli.
No banco de sêmen para doação, os espermatozoides são separados por números, pois os doadores são anônimos. É por meio dos números que a mulher que vai receber o espermatozoide, sempre após ter escolhido o doador perante o acesso à ficha do homem (com informações como tipo sanguíneo, cor da pele, cor dos cabelos, peso, altura etc.).
Segundo o médico, os espermatozoides congelados não têm prazo de validade. Uma vez congelados, eles não tem um tempo para utilização. No nitrogênio, ele fica a uma temperatura muito próxima ao zero absoluto, por isso ele não se altera, conta o especialista.

Banco de sêmen para preservação da fertilidade

No caso de homens que precisam passar por algum tipo de tratamento que poderá deixá-lo infértil, como a radioterapia e quimioterapia, os médicos indicam o congelamento de espermatozoides para a preservação da fertilidade. O procedimento para o congelamento é o mesmo, mas esse material fica guardado em um banco separado e a identificação é feita por nome. Para ter os espermatozoides congelados, o homem vai pagar um valor pelo congelamento e uma taxa de manutenção.

×