Fertilidade, infertilidade e esterilidade: qual a diferença?

Publicado 17 de janeiro de 2017 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:44.

“Hoje vamos falar sobre três aspectos que devem ser avaliados por homens e mulheres que estão em busca de engravidar, seja pela primeira vez ou para aumentar a família. Vamos conhecer o que são a fertilidade, infertilidade e esterilidade e qual a diferença entre elas”, ressalta Dra. Suely Resende, especialista em reprodução humana e diretora do Fertility Medical Group- Unidade Campo Grande.
Fertilidade:
Fertilidade é a capacidade natural de um indivíduo de produzir uma gravidez através do método natural da relação sexual. Para que um casal seja considerado fértil, é necessário que ambos os parceiros sejam férteis. Em linhas gerais, um casal fértil é aquele que consegue engravidar em um período de 12 meses (um ano), através de relações sexuais frequentes.
Para conhecimento, a chance de um casal engravidar naturalmente é baixa: cerca de 15 a 20% a cada ciclo menstrual da mulher.
Infertilidade:
Quando o casal após um ano de relações sexuais frequentes e sem usar nenhum método contraceptivo (camisinha, pílulas anticoncepcionais, etc.) não consegue a gravidez, apresenta-se um quadro de infertilidade, que é uma maior dificuldade em ter filhos. Isto não significa que não possam tê-los, apenas que necessitarão de tratamento médico ou talvez mais tempo para que consigam realizar o sonho da maternidade e da paternidade.
Esterilidade:
A esterilidade é a impossibilidade de um casal gerar filhos, pois o homem ou a mulher (ou ambos) são incapazes de gerar células sexuais ou gametas. Ou seja, a mulher não produz óvulos ou o homem não produz espermatozoides. Também são estéreis os casais cujos ovos ou zigotos – células resultantes da combinação entre os gametas – não são viáveis, ou seja, incapazes de gerar uma nova vida. A esterilidade também é detectada quando a mulher tem obstrução das duas trompas e quando o homem não possui espermatozoides na ejaculação.

×