Fertility Extrai Células-Tronco Embrionárias

Publicado 17 de dezembro de 2013 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:57.

A medicina reprodutiva mais uma vez despontou como uma importante área para o desenvolvimento da humanidade, e na descoberta de cura de doenças degenerativas. Embriões congelados há mais de três anos, doados para pesquisa, permitiram a produção da primeira linhagem de células-tronco embrionárias (CTEs) do Brasil.

O Fertility pôde contribuir com o estudo, uma vez que foi a clínica pioneira a extrair as células-tronco de embriões humanos. O material foi concedido para a geneticista Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

No laboratório do Fertility, os embriologistas realizaram todo o procedimento necessário para deixar o material no estágio específico para as pesquisas. Retiraram as células-tronco a partir de embriões na fase de blastocisto com cinco dias de desenvolvimento, caracterizados por um conglomerado de 100 a 200 células. As células foram isoladas e enviadas à cientista para cultivo. “Cultivado em condições específicas, este grupo de células pode ser induzido a iniciar um programa de diferenciação em tipos celulares desejados”, explica o médico Edson Borges.

O elevado potencial de diferenciação das CTEs, além de grande potencial terapêutico, sem dúvida justifica outros estudos para o desenvolvimento dessa tecnologia, podendo gerar linhagens celulares a serem utilizadas em transplantes, regeneração de tecidos e cura de diversas patologias.

Segundo os cientistas envolvidos nas pesquisas, o próximo passo será realizar uma caracterização molecular mais detalhada das células. Em no máximo dois anos, esperam estabelecer métodos de criar linhagens adequadas ao uso clínico.

×