Fertility Medical Group conquista dois premios no 20º Congresso Brassileira de Reprodução Assistida

Publicado 26 de setembro de 2016 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 20:05.

Mais uma vez, o Fertility Medical Group comemora grandes premiações! Durante o 20º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro, em Belo Horizonte (MG), o grupo conquistou o primeiro e o segundo lugar na categoria Melhores trabalhos do ano.
O trabalho “MicroRNAs no meio de cultivo como biomarcadores da implantação embrionária” que atingiu a primeira colocação, abordou a detecção de micro RNAs no meio de cultivo embrionário como uma ferramenta para se prever qual embrião tem maior chance de implantar no útero. Realizada em colaboração com Instituo de Biologia da Unicamp, a pesquisa avaliou 36 amostras de meio de cultivo, que foram divididas entre aquelas de embriões que implantaram com sucesso e aquelas dos embriões que não implantaram no útero.
Por meio de uma análise molecular, os pesquisadores foram capazes de encontrar no meio de cultivo pequenas moléculas de RNA, os chamados “micro RNAs”, que diferenciavam aqueles embriões que tiveram potencial de implantação daqueles que não tiveram.
O trabalho que conquistou o segundo lugar: “Perfil de lipídeos no meio de cultivo embrionário, como uma ferramenta preditiva da implantação, gestação e nascimento vivo”, seguiu a mesma linha de análise molecular. Desta vez, por meio de uma técnica extremamente moderna e promissora, denominada espectrometria de massas, os cientistas acessaram os lipídeos secretados pelos embriões no meio de cultivo durante seu desenvolvimento in vitro. O estudo mostrou que aqueles embriões com alto potencial de desenvolvimento e implantação secretaram lipídeos de maneira diferenciada daqueles embriões com pior potencial de desenvolvimento.
“O projeto foi desenvolvido em colaboração com o laboratório ThomSon de Espectrometria de Massas, da Unicamp, e traz uma nova perspectiva não só para a área de reprodução assistida, mas também para a área de fisiologia e embriologia, pois por meio desta técnica podemos compreender melhor como o embrião se comporta antes de sua implantação no útero”, diz Daniela Braga, uma das responsáveis pelo estudo e pesquisadora cientifica do Fertility Medical Group.
Para o Dr. Edson Borges Jr., especialista em reprodução humana assistida e diretor científico do Fertiltiy Medical Group, as duas pesquisas apresentadas durante o congresso são extremamente importantes para nossa área, pois nos permite acessar, de maneira não invasiva, aqueles embriões mais viáveis. “Quando não temos certeza de qual embrião irá implantar no útero, acabamos transferindo mais de um embrião, com o intuito de se aumentar a chance de gravidez. Porém, essa prática não só aumenta a chance de gestação, como pode levar também à gestação múltipla, com alguns riscos para as mães e para os bebês. Assim, fazendo uso destas novas tecnologias podemos ‘dar um tiro certeiro’ e transferir para o útero da paciente apenas um embrião, aquele com a maior potencial de sucesso. Apesar destas tecnologias ainda estarem disponíveis apenas para pesquisa, esperamos em breve ter acesso a essas técnicas em nossa prática laboratorial”, ressalta Borges.
Além dos trabalhos do grupo, durante o encontro, médicos e pesquisadores do Fertility Medical Group palestraram sobre diferentes temas da área de Reprodução Assistida. Dr. Edson Borges Jr. palestrou sobre os temas: “Varicocele e Tratamentos de Reprodução Assistida” e “Repercussões das Técnicas de Reprodução Assistida na Gestante e no Concepto”. Foi ainda coordenador da mesa redonda “Andrologia na Reprodução”.
O Dr. Assumpto Iaconelli Jr., também diretor do Fertility Medical Group, coordenou a mesa redonda sobre “Endometriose”. Já a Dra. Daniela Braga palestrou sobre o tema “Diagnóstico Genético Pré-Implantacional” e foi coordenadora da mesa redonda “Como Otimizar os Resultados dos Tratamentos de Reprodução Assistida”.

×