Idade impacta no sucesso de tratamento de fertilidade?

Publicado 11 de julho de 2016 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:48.

A maioria das mulheres que passa por algum tratamento de fertilidade – fertilização in vitro (FIV) ou inseminação intrauterina (IIU) – consegue engravidar em até cinco anos. Entretanto, de acordo com um estudo apresentado durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Embriologia e Reprodução Humana, realizada em Helsinki, na Finlândia, a idade ainda é um fator importante para determinar o sucesso do procedimento. Pesquisadores do Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca, acompanharam 19.884 mulheres desde o início do tratamento de fertilidade até cinco anos depois, para acompanhar as taxas de nascimento.
De acordo com a matéria da Veja.com, os resultados mostraram que mais da metade das mulheres teve um bebê dentro de dois anos após o início do tratamento. Dentro de três anos, 65% das mulheres tinham dado à luz, e essa taxa chegou aos 71% em cinco anos. O estudo também confirmou o que os especialistas já sabiam: as chances de sucesso do tratamento estavam fortemente relacionadas à idade. Enquanto 80% das mulheres com idade inferior a 35 anos tiveram um bebê dentro de cinco anos, naquelas entre 35 e 40 anos, esse número caiu para pouco mais de 60%. Entre as pacientes com mais de 40 anos, apenas 26% tiveram um bebê no mesmo período.
“A maioria das causas de infertilidade pode ser superada, mas a idade é o fator mais importante para prever se os tratamentos serão bem sucedidos ou não.”, disse Sara Malchau, uma das autoras, à rede britânica BBC. Segundo ela, outros fatores que influenciaram o sucesso do tratamento foram índice de massa corporal e tabagismo.
“As mulheres com IMC abaixo de 30 também tiveram melhores resultados, bem como as que não fumam.”, completou.Em relação ao método escolhido, a fertilização in vitro mostrou-se mais eficiente: 42% das mulheres que fizeram FIV engravidaram em até dois anos, contra 34% daquelas que optaram pela inseminação intra-uterina. O estudo também constatou que a ocorrência de gravidez espontânea é comum nas mulheres que iniciam algum tratamento de fertilidade: 14% conseguiram conceber seu filho naturalmente. Novamente, este tipo de gravidez foi mais comum em mulheres com menos de 35 anos que realizaram uma inseminação intra-uterina (IIU).
Dr. Edson Borges Jr, especialista em reprodução humana assistida e diretor científico do Fertility Medical Group, que participou do Eshre Congress 2016, um outro estudo também apresentado no congresso, realizado pela Universidade de Aberdeen, UK (Dr. D. McLernon), avaliando 113.873 tratamentos, mostrou:
1- Chance de gestação de 80,1% em 3 ciclos de tratamento e 93,3% após 6 ciclos, para mulheres com 30 anos ou menos; se esta mesma mulher tiver uma boa resposta ao estímulo da ovulação, isto é, mais de 15 óvulos, as chances são de 95,8% em 3 ciclos.
2- As chances de uma mulher de 40 anos são de 39,9% após 3 ciclos de tratamento.
“A idade é o fator mais importante, mas também deve ser levada em consideração a resposta ovariana ao estímulo medicamentoso. Quanto mais jovem, maior a probabilidade de responder bem ao tratamento, melhorando ainda mais as chances de engravidar, nos tratamentos de Fertilização in Vitro”, ressalta dr. Edson.

×