Reversão de laqueadura: o sonho de ser mãe novamente!

Publicado 27 de junho de 2016 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:48.

Laqueadura

Laqueadura

“É possível engravidar depois de ter feito laqueadura há mais de dez anos? Minha esposa fez laqueadura e queremos saber a possibilidade de engravidar novamente, pois gostaríamos muito de ter mais um filho. Tenho filhos do primeiro casamento e realizei laqueadura há alguns anos. Hoje meu atual marido quer realizar o grande sonho de ser pai e eu de ser mãe novamente, é possível?
A laqueadura, ligadura de trompas ou laqueadura tubária é um procedimento de controle de contracepção definitivo, indicada para mulheres com mais de 25 anos, que já tenham filhos ou com algum problema de saúde em que a gravidez não é recomendada, pois poderia colocar em risco a vida da paciente.
O procedimento é comumente realizado durante a cesárea, em que o abdômen já está aberto; via vaginal ou através de videolaparoscopia. Em qualquer modo escolhido é realizada a obstrução das trompas uterinas através de corte, cauterização, clipe ou anel cirúrgico. Existe também a laqueadura sem corte (método Essure), em que o stent tubário é introduzido via vaginal intrauterina e colocado nas trompas, causando obstrução das mesmas.
É possível a reversão de laqueadura?

Segundo a Dra. Suely Resende, diretora médica do Fertility Medical Group – Unidade Campo Grande, alguns fatores influenciam a reversão da laqueadura, tais como a técnica utilizada na mesma (local do corte na trompa) e o comprimento que restou da trompa após o procedimento da laqueadura. Isto deve ser analisado caso a caso, com a utilização de laparoscopia na paciente.
A reversão de laqueadura pode ser realizada através da cirurgia tradicional ou através de videolaparoscopia. Em condições ideais, as taxas de sucesso são de 70%. O tempo necessário para avaliar se houve sucesso ou não na reversão da laqueadura é de seis meses a um ano após o procedimento. É importante ressaltar que a gravidez nas trompas após recanalização tubária acontece com maior frequência. Tal reconhecimento deste fato é importante, pois um diagnóstico precoce evita, na maioria das vezes, que evolua para ruptura tubária e hemorragia interna, uma das grandes causas de morte materna.
Fertilização in Vitro (FIV) pode ajudar a realizar o sonho de ser mãe novamente:

“Nos casos em que a mulher tenha mais de 36 anos, baixa reserva ovular ou outros sintomas de subfertilidade do casal, como pacientes com problemas de ovulação ou homens com alteração seminal, é recomendada a Fertilização in Vitro (FIV) ao invés da reversão de laqueadura, alcançando uma maior taxa de sucesso e ajudando a mulher a realizar o sonho de ser mãe novamente”, explica a Dra Suely.

×