Os resultados do Fertility Medical Group (Unidade São Paulo), apresentam um resumo de sucesso obtidos nos procedimentos realizados nos respectivos anos, incluindo ciclos de Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI) com transferência de embriões a fresco e criopreservados, além de ciclos de doação de ovócito.
Caso você encontre dificuldade para interpretar algum termo ou dado específico, entre em contato conosco. Será um prazer responder todas as suas dúvidas!

O Fertility Medical Group, visando estreitar o relacionamento com seus colaboradores, vêm por meio desta fornecer-lhe um resumo dos resultados obtidos nos mais de 1800 procedimentos realizados durante o ano de 2024, incluindo ciclos de captação ovocitária para: congelamento de ovócitos (preservação da fertilidade), Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) com transferência de embriões à fresco e criopreservados e de ciclos de doação de ovócitos.

RESULTADOS FERTILITY MEDICAL GROUP – 2024

1. CICLOS DE CAPTAÇÃO OVOCITÁRIA E AQUECIMENTOS DE OVÓCITOS PRÓPRIOS

Apresentamos um resumo do perfil das pacientes submetidas ao estímulo ovariano controlado (EOC) e punção folicular para recuperação de ovócitos, tanto para congelamento de ovócitos quanto para fertilização in vitro (Tabela 1).

Tabela 1. Perfil das pacientes submetidas ao estímulo ovariano para captação ovocitária e aquecimento de ovócitos próprios.

A média de idade das pacientes submetidas à estimulação ovariana controlada foi de 37,3 anos e a proporção de pacientes com idade igual ou superior a 36 anos representa dois terços dos ciclos de captação realizados em 2024 (Figura 1).

Figura 1. Distribuição dos procedimentos de captação ovocitária realizados em 2024 de acordo com a faixa etária da paciente.

Com relação a distribuição etária das pacientes que optam pela preservação da fertilidade, a maioria encontra-se na faixa entre 31 e 39 anos, com média de idade de 35,9 anos. Já as pacientes que procuram o serviço para obtenção de gravidez, encontram-se entre 36 e 50 anos, com média de idade de 37,9 anos (Figura 2).

Figura 2. Distribuição dos procedimentos de captação ovocitária para congelamento de ovócitos (CRIO) ou fertilização in vitro (FIV) realizados em 2024, de acordo com a faixa etária da paciente.

Os gráficos abaixo demonstram o perfil geral dos ciclos de ICSI com transferência de embriões a fresco, em estágio de blastocisto, sendo os valores representativos das médias obtidas. Encontram-se representados os dados gerais para o ano de 2024, bem como aqueles obtidos de acordo com a faixa etária da paciente (<30 anos, 31 a 35 anos, 36 a 39 anos ou >40 anos) (Figura 3).

Figura 3. Perfil geral dos ciclos de ICSI de pacientes submetidas ao tratamento, incluindo os resultados distribuídos por faixa etária.

Os gráficos abaixo representam as taxas obtidas para ciclos de ICSI com transferência de embriões a fresco, em estágio de blastocisto, o que representa 89% das transferências realizadas no mesmo período (Figura 4).

Figura 4. Resultados clínicos de pacientes submetidas ao tratamento em nosso serviço no ano de 2024, incluindo resultados distribuídos por faixa etária.

INCIDÊNCIA DE GESTAÇÕES MÚLTIPLAS

Avaliamos as incidências de gestações múltiplas dos ciclos de ICSI com transferência de embriões a fresco, de maneira independente da idade da paciente (Tabela 2) e de acordo com a faixa etária da paciente (Tabela 3).

Tabela 2. Incidência de gestações múltiplas para ciclos de ICSI realizados em 2024 com transferência em estágio de blastocisto.

Tabela 3. Incidência de gestações múltiplas para ciclos de ICSI realizados em 2024, com transferência em estágio de blastocisto, de acordo com a faixa etária da paciente.

2. EMBRIÕES CRIOPRESERVADOS

Os gráficos apresentados a seguir fornecem as taxas obtidas nos ciclos com transferência de embriões descongelados, em estágio de blastocisto (Figura 5). A idade média das pacientes nos ciclos de congelamento e descongelamento foi de 34,9 e 37,7 anos, respectivamente.

Figura 5. Taxas obtidas após transferência de embriões criopreservados em estágio de blastocisto, incluindo resultados distribuídos por faixa etária.

Seguindo a tendência que observamos ao longo dos anos, dentre os casos de transferência de embrião descongelado, 87,9% foi proveniente de pacientes que não haviam realizado a transferência no ciclo fresco (Freeze all). Abaixo está a apresentação dos resultados clínicos obtidos para estas pacientes, após a transferência dos embriões em ciclo de descongelamento (Figura 6).

Figura 6. Taxas obtidas após transferência de embriões criopreservados para casos de Freeze all.

A procura por ciclos de fertilização in vitro seguido de biópsia embrionária para transferência de embriões com análise genética pré-implantacional cresceu bastante nos dois últimos anos. Os resultados a seguir comparam as taxas de gestação e implantação, geral e de acordo com a faixa etária das pacientes, obtidas após transferência de embriões descongelados COM e SEM análise genética pré-implantacional (Figura 7).

Figura 7. Taxas dos resultados distribuídos por faixa etária, após transferência de embriões descongelados com e sem resultado de análise genética após biópsia embrionária.

3. CICLOS DE DOAÇÃO DE OVÓCITOS

Apresentamos um resumo do perfil dos ciclos nos quais houve transferência de embrião proveniente de ovodoação (Tabela 4).

Tabela 4. Perfil dos ciclos de ovodoação.

Variáveis laboratoriais e clínicas indicativas do sucesso do tratamento foram avaliadas e estão representadas nos gráficos abaixo.

Figura 8. Taxas de sobrevida ovocitária obtidas em ciclos de ovodoação realizados entre os anos de 2019 e 2024.

Figura 9. Taxas laboratoriais e clínicas obtidas após a transferência de embriões provenientes de ovócitos de doadora.

A Figura 10 apresenta os resultados laboratoriais e clínicos obtidos utilizando ovócitos de doadora provenientes do Banco Fertility, ou trazidos do WeBank (Buenos Aires).

Figura 10. Resultado laboratoriais e clínicos, obtidos em tratamentos utilizando ovócitos de doadora, comparando a origem dos ovócitos doados.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ciclos de captação ovocitária

• Mantendo a tendência observada nos últimos anos, a média de idade das pacientes submetidas à estimulação ovariana controlada registrada em 2024 foi semelhante, sendo de 37,3 anos.

• Os ciclos de estimulação ovariana controlada iniciados para captação ovocitária, com finalidade de congelamento de ovócitos para preservação da fertilidade, se manteve semelhante ao ano passado. No ano de 2024, 28% dos ciclos de captação ovocitária foram de pacientes que optaram pelo congelamento de ovócitos. Os demais ciclos (72%) são referentes a pacientes que iniciaram tratamento de fertilização in vitro para obtenção de gravidez (Figura 11).

Figura 11. Distribuição dos procedimentos de captação ovocitária de acordo com a finalidade – Fertilização in vitro (FIV) ou congelamento de ovócitos para preservação da fertilidade (Crio). Dados comparativos referentes aos anos de 2020 a 2024.

  • Em 2024, a maioria dos casos tiveram seus embriões encaminhados para biópsia embrionária, subindo para 82%, conforme representado abaixo (Figura 12).

Figura 12. Porcentagem dos ciclos de fertilização in vitro encaminhados para biópsia embrionária. Comparação entre os anos de 2020 a 2024.

Salvo algumas exceções, os embriões submetidos à biópsia foram criopreservados logo após o procedimento de retirada das células para análise genética. Aqueles com diagnóstico genético normal (euploides), foram transferidos em ciclo subsequente com preparo endometrial e descongelamento de embriões. Os resultados referentes aos ciclos de transferência de embriões descongelados euploides x embriões sem análise genética serão discutimos mais a frente.

• A porcentagem de ciclos com embriões transferidos à fresco vem diminuindo e o número de ciclos com embriões transferidos em estágio de blastocisto vem aumentado a cada ano. Estes dados demonstram segurança tanto em nosso sistema de cultivo estável, solidificado ainda mais a partir de 2019 com a aquisição do nosso primeiro Embryoscope, quanto no programa de criopreservação do Fertility.

Tabela 5. Comparação entre a porcentagem de ciclos transferidos à fresco e porcentagem de transferências realizadas em D5 (estágio de blastocisto) nos anos de 2018 a 2024.

• A Inteligência Artificial se consolidou no auxílio da seleção embrionária para transferência. Utilizamos o IDAScore, KIDScore e morfologia do embrião para escolher o melhor embrião. Mantivemos em 1,7, a média de embriões transferidos, e com isso não tivemos gestações trigemelares, em todas as faixas etárias. Outro ponto importante é a redução no número de gestações gemelares 22,9% em 2023 para 13,6% em 2024. Alguns fatores podem ter influenciado nessa queda: a utilização da IA para seleção embrionária (IDAScore e KIDScore) e a avaliação genética dos embriões.

Ciclos com transferência de embrião descongelado

• Relatamos por mais um ano uma excelente taxa de sobrevida embrionária após descongelamento dos embriões, sendo de 98,0% para 2024. A confiança no sistema de criopreservação utilizado pelo laboratório de FIV do Fertility Medical Group vem sendo refletida a cada ano através da redução do número de transferências realizadas à fresco, priorizando o preparo endometrial para transferência em ciclo subsequente.

• Como observado nas taxas de gestação clínica dos embriões transferidos a fresco, notamos também uma diferença significativa nas taxas dos embriões transferidos após aquecimento, entre os grupos formados por embriões excedentes congelados e embriões provenientes de Freeze All, para ciclos sem biópsia, evidenciando novamente a assertividade na escolha do primeiro embrião a ser transferido (Tabela 6).

Tabela 6. Comparação das taxas de gestação clínica entre os grupos formados por transferência de embriões excedentes congelados e embriões provenientes de ciclos de Freeze All.

• Observamos índices de sucesso do tratamento bastante satisfatórios para todas as faixas etárias, reforçando a existência de um programa de excelência de criopreservação embrionária tanto para os casos de Freeze all ou de criopreservação de embriões excedentes.

• Como mencionado anteriormente, a procura por ciclos de fertilização in vitro seguido de biópsia embrionária para transferência de embriões com análise genética pré-implantacional cresceu bastante neste último ano. Os resultados gerais mostram uma maior taxa de gestação clínica (52,1% x 40,2%) e implantação total (48,4% x 34,4%) no grupo de pacientes que transferiram embriões após biópsia e análise genética. A transferência de embriões biopsiados se mostrou bastante benéfica para pacientes com idade ≥ 36 anos, sendo ainda mais significante quando analisamos as pacientes com idade ≥ 40 anos, onde a taxa de gestação clínica foi de 40,3% e 12,5% para o grupo de embriões transferidos com e sem biópsia embrionária, respectivamente.

• Os resultados referentes à taxa de implantação se mostram melhores em todas as faixas etárias, quando comparamos a transferência de embriões com e sem análise genética. No entanto, são ainda mais significativos para as pacientes com idade ≥ 36 anos.

• O aumento no número de casos iniciados para biópsia embrionária, bem como os resultados apresentados referentes a transferência de embriões biopsiados, mostra mais uma vez a confiança e as boas práticas exercidas em nosso laboratório.

Ciclos de ovodoação

• Destacamos aqui, mais uma vez a confiança nos protocolos de criopreservação e aquecimento de ovócitos utilizados pelo nosso laboratório, com taxa de sobrevida ovocitária de 91,5%.

• Além da alta taxa de sobrevida ovocitária, obtivemos também uma ótima taxa de fertilização normal (80,0%) e um ótimo desenvolvimento de embriões provenientes de ovócitos aquecidos, uma vez que 100% das transferências desses ciclos são realizadas com embriões em estágio de blastocisto.

• O número de ciclos de ovodoação realizados em 2024 se manteve parecido ao número de 2023 (Figura 13). A nova política da ANVISA para importação de material biológico de doadores (ovócitos e sêmen) levou a uma limitação na oferta de óvulos doados. Diante deste quadro, na maioria dos ciclos de ovodoação realizados neste ano (83%) foi utilizado ovócitos prevenientes de doadoras Fertility. Conforme já discutido em anos anteriores, as diferenças nas taxas obtidas entre os dois grupos é, provavelmente, devido à diferenças no processo de seleção destas doadoras.

Figura 13. Comparação entre o número de ciclos de ovodoação entre os anos de 2021 a 2024.

Com a incorporação do Fertility ao grupo Fertgroup, diversos protocolos foram revisados e ajustados com o objetivo de aprimorar a qualidade dos tratamentos e os resultados obtidos pelas pacientes. A principal mudança implementada foi a adoção dos meios de cultivo da Vitrolife, mesma fabricante das incubadoras EmbryoScope. Essa linha de meios é desenvolvida especificamente para otimizar o desenvolvimento embrionário em sistemas de time-lapse.

Dessa forma, optamos inicialmente pelo cultivo embrionário utilizando o meio GxTL. Ao longo do ano, realizamos ajustes contínuos nos protocolos, incluindo alterações nos parâmetros de pH, com o intuito de superar os resultados obtidos em 2023. No entanto, apesar dos esforços, os resultados desejados não foram alcançados.

Após diversas reuniões e avaliações técnicas, decidimos substituir o meio de cultivo pelo CSCM (Irvine Scientific). Trata-se de um meio amplamente utilizado e consolidado no mercado, que nos proporcionou resultados comparáveis aos obtidos em 2023, período em que utilizávamos o meio Global.

Essas mudanças refletem nosso compromisso contínuo com a busca pela excelência nos tratamentos oferecidos. Todas as modificações foram feitas com base em evidências e com o propósito de oferecer embriões de alta qualidade às nossas pacientes. Da mesma forma, ao esgotarmos todas as possibilidades com o meio anterior, optamos por uma nova alteração, mantendo o foco na melhoria contínua e na excelência dos resultados.

Esperamos em breve compartilhar novos resultados conquistados e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Gratos,
Fertility Medical Group

Receba nossas notícias sobre fertilidade
e saúde reprodutiva.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.