Micro TESE


A extração de espermatozoides testiculares por microdissecção (micro TESE ou TESE microcirúrgica) é um procedimento realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou raquidiana, por um profissional com habilidade em microcirurgia que utiliza um microscópio cirúrgico para identificar túbulos seminíferos nos testículos que podem conter espermatozoides a serem extraídos. 

A indicação para esse procedimento é de azoospermia não obstrutiva onde não foi possível a realização de TESA/TESE ou em pacientes com falência no processo de produção de espermatozoides (espermatogênese). 

Sabe-se que, mesmo nos pacientes com falência no processo de produção de espermatozoides, podem ser encontrados alguns túbulos onde a espermatogênese esteja funcionando, principalmente em regiões mais vascularizadas. Uma vez encontrados, são retirados fragmentos de 10 gramas, na busca de espermatozoides para a ICSI 

Imagens: 1) Procedimento realizado em hospital sob anestesia geral; 2) Incisão da túnica albugínea; 3) Túbulo seminífero (local de produção de espermatozoides) visto ao nível microscópico; 4) Lâmina contendo amostra do tecido testicular.

×

Powered by WhatsApp Chat

×