Infertilidade masculina: bancos de sêmen ainda são uma incógnita para a população em geral

Publicado 1 de junho de 2012 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:07.

Quando um casal não consegue ‘engravidar’ durante o período de um ano de tentativas regulares e frequentes, é provável que tenha de recorrer a um médico especializado em Medicina Reprodutiva para investigar e tratar a causa. Diante de um diagnóstico de infertilidade, em 40% dos casos o problema está relacionado ao homem. Mas muito pouco se sabe sobre como funcionam os bancos de sêmen no Brasil.
De acordo com o doutor Edson Borges, presidente do Instituto Sapientiae , entidade assistencial e educacional sem fins lucrativos criada em 1998, em São Paulo, os bancos de sêmen estão localizados nas clínicas e serviços de reprodução humana – concentrados em sua maioria na região Sudeste. Para garantir a qualidade do sêmen doado são realizados exames para afastar as principais doenças infecto-contagiosas, além de uma rigorosa entrevista com o doador, envolvendo perguntas referentes a possíveis doenças genéticas.
Determinamos, também, o número de espermatozoides móveis após o descongelamento, a fim de assegurar uma qualidade seminal adequada para ser utilizada em uma inseminação artificial ou fertilização in vitro. O sêmen pode ficar armazenado por muitos anos, sem prejuízo de sua qualidade. Vale ressaltar que tanto as ANVISAs municipais e estaduais, como os Conselhos Regionais de Medicina, adotam uma fiscalização bastante rigorosa nesse sentido, diz Borges – assegurando que cerca de 10% das inseminações ou fertilizações utilizam gametas doados.
Na opinião do médico, trata-se de um procedimento ético e bastante simples que, com auxílio das novas tecnologias, possibilita ao casal ter o tão desejado filho, passando por um processo de gestação igual aos demais. O banco de sêmen seleciona candidatos saudáveis, entre 18 e 40 anos. Para que o futuro bebê seja parecido com o ‘pai’, o sêmen é selecionado de um doador com características semelhantes e grupo sanguíneo compatível.
Para aumentar a chance de gravidez com o uso da inseminação intrauterina – método mais simples de reprodução assistida – o sêmen congelado deve ter cerca de 40 milhões de espermatozoides com motilidade de pelo menos 60%. De acordo com o doutor Edson Borges, com os avanços das técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática do espermatozoide no oócito (ICSI), esses parâmetros se tornaram obsoletos, sendo possível obter gravidez mesmo quando existem raríssimos espermatozoides móveis após o descongelamento. Isso é especialmente importante no caso de homens com câncer. No momento do diagnóstico, é comum terem sêmen de baixa qualidade. Nesses casos, conduzimos o congelamento do sêmen de modo a garantir a melhor qualidade possível antes do início do tratamento, otimizando as chances de fertilização futura.

×