Clínica Fertility triplica números de congelamento de óvulos

Publicado 4 de março de 2019 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:25.

Segundo o Sistema Nacional de Produção de Embriões, o SisEmbrio, em 2017, 75.557 embriões foram congelados no Brasil, um aumento de 13% em relação ao ano de 2016, quando 66.597 embriões foram congelados.
Fonte: BBC.
Um aumento de 176% nos procedimentos de criopreservação de óvulos. Esse dado acaba de ser divulgado pelo Fertility Medical Group, em São Paulo. Em 2013, 65 mulheres congelaram seus óvulos na unidade, contra 180 no ano passado.
Segundo o diretor científico da clinica, Dr. Edson Borges Jr., especialista em reprodução humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRA), 5,5% dos procedimentos em 2018 eram congelamento de óvulos. Em 2015, eles já representavam 9,4%.  Já este ano, 1 em cada 5 procedimentos realizados na Fertility são de criopreservação de óvulos.
Foi o caso de Magda Barrinuevo Bertochi, que congelou seus óvulos aos 38 anos depois de passar por dois ciclos de estimulação, em 2013. Ela já estava com idade avançada e descobrir ter pouca reserva ovariana. A administradora de empresas na época estava solteira e seu foco era a carreira e o MBA. “Fiquei aliviada. Foi a melhor decisão assertiva para o desejo de ser mãe no futuro. Conseguiu recolher 18 óvulos, 9 em cada procedimento”, ressalta.
Para Borges o congelamento de óvulos tem sido uma técnica reprodutiva cada vez mais procurada por mulheres que desejam ter filhos, mas pretendem adiar a gestação. Muitas buscam primeiro a realização profissional e a independência financeira, outras pretendem no futuro fazer uma “produção independente. O especialista alerta que os óvulos envelhecem e a reserva ovariana sofre uma queda brusca entre os 30 e 35 anos de idade.
Dr. Borges afirma ainda que a taxa mensal de fecundidade em mulheres entre 20 e 30 anos é de cerca de 25%. Depois dos 35 anos, cai para menos de 10%. A partir de 40 anos, a queda da função reprodutiva é muito grande. Apesar disso, ele diz que uma em cada três pacientes que procuram o Fertility Medical Group tem mais de 39 anos.
“É preciso haver mais informação sobre a relevância da idade em termos de procriação. O ideal é que a mulher faça o congelamento dos óvulos quando tiver entre 31 e 35 anos. Mas as pacientes que estão na faixa entre 36-40 anos podem se beneficiar da técnica, embora ela resulte em menos gestações”, finaliza Dr. Edson.

 
 
 
Assessoria de Imprensa:
Andrea Feliconio
Fones: 11- 99144-9663
andrea@andreafeliconio.com.br
 
 
 
 

×