Biópsia de Blastocistos e Hibridização Genômica Comparativa (CGH)

Publicado 19 de maio de 2014 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:55.

Blastocisto é o nome dado aos embriões quando atingem o quinto dia de desenvolvimento (dia +5), neste estágio o embrião possui grande capacidade de implantação e maior número de células, em torno de 150.

Biópsia Blastocistos 1

A retirada de células de embriões em estágio de blastocisto para avaliação de sua constituição cromossômica, pela técnica de hibridização genômica comparativa (CGH), proporciona inúmeras vantagens para a análise genética pré-implantacional, através da avaliação de mais de uma célula de um mesmo embrião, tornando a precisão do resultado muito maior nesta fase.

Enquanto as biópsias realizadas nos embriões em dia +3, constituídos normalmente por 8 células, avaliam uma ou duas células, a biópsia de um blastocisto nos permite avaliar até 15 células.
Estudos recentes demonstraram que embriões com alterações cromossômicas em dia +3 podem continuar seu desenvolvimento e se “autocorrigir”, apresentando células cromossomicamente normais em dia+5.

Biópsia Blastocistos 2

A técnica de CGH baseada em arranjos de DNA é análoga à técnica de cariótipo convencional, porém apresenta a vantagem da alta resolução (10 a 100 vezes maior), que permite a identificação de anomalias cromossômicas não detectadas pelo outro método.

Biópsia Blastocistos 3

Utilização do CGH no PGD – Análise de todos os cromossomos

Limitações

Apesar das elevadas taxas de sucesso relatadas, a metodologia do CGH baseada em arranjos de DNA é estritamente dependente da disponibilidade de embriões em estágio de blastocisto. Desta forma, a viabilidade da técnica deverá ser previamente analisada pela equipe clínica e laboratorial com base no número de embriões disponíveis e na qualidade embrionária.
Tabela: Estimativa do número de embriões aptos para biópsia de acordo com o número de oócitos recuperados.

Idade da paciente ≤ 37 anos > 37 anos
Nº oócitos recuperados 10 10
Nº estimado de oócitos injetados 08 08
Nº estimado de embriões obtidos 06 06
Nº estimado de embriões de boa qualidade em dia +3 04 04
Nº estimado de embriões para biópsia em blastocito (dia +5) 02 01
×