Medicina reprodutiva torna possível casais com HIV terem filhos biológicos

Publicado 3 de dezembro de 2019 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:13.

De acordo com os novos dados da Agencia AIDS, o Brasil apresentou um aumento de 21% no número de novos casos em oito anos: 44 mil novos casos em 2010 e em 2018, esse número foi de 53 mil. Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no País.

E infelizmente, muitas mulheres em idade reprodutiva são portadoras da doença e muitas sequer desconfiam que estão contaminadas. Dessa forma, antes de engravidar, é muito importante que o casal faça o teste para saber se um deles é soropositivo, o que pode significar passar o vírus para o bebê, se não houver o tratamento correto.

Apesar desses números alarmantes, com o avanço da medicina – com o “coquetel” de remédios potentes, que reduzem muito a carga viral e o aparecimento da Aids –  felizmente, portadores de HIV podem ter mais qualidade de vida. Além da expectativa maior de vida, eles hoje podem realizar o sonho ter filhos biológicos, sabia? Como?

 “Em um casal sorodiscordante, onde o homem é infectado pelo HIV, mas a mulher é soronegativa, a concepção pode se dar com segurança. Nas clínicas de fertilização, técnicas de processamento permitem que as partículas virais presentes no sêmen sejam eliminadas, tanto para a inseminação intrauterina quanto para a fertilização in vitro, tornando possível uma gestação segura para a mãe e o bebê”, ressalta Dr. Edson Borges Jr., especialista em reprodução humana assistida e diretor científico do Fertility Medical Group.

Outra possibilidade é que ambos estejam infectados. “Quando tanto o homem quanto a mulher são soropositivos, o que vai definir a viabilidade dessa gestação é a saúde da paciente. Se for uma mulher jovem e saudável, com carga viral positiva baixa, seguimos com as técnicas de reprodução assistida”, explica o Dr. Assumpto Iaconelli, também diretor clinico do Fertility Medical Group.

Os médicos falam dos casos em que apenas a mulher está infectada, onde a saúde da paciente é fator determinante para a viabilidade e o sucesso de uma inseminação intrauterina ou uma fertilização in vitro.

Segundo os especialistas do Fertility, quando a mulher é a única portadora, as chances de ela ter tido outras doenças sexualmente transmissíveis são grandes. E isso pode ter danificado suas tubas uterinas. Também é preciso ter claro que a possibilidade de a mãe transmitir o vírus HIV para o bebê é de 25%.

Determinadas condutas e terapias, tanto para a mãe quanto para o feto, podem reduzir consideravelmente a taxa de infecção. Mas há que ressaltar que até mesmo a amamentação deve ser evitada. Por fim, quando não se consegue reduzir ao mínimo a quantidade de vírus por meio de medicamentos, as técnicas de reprodução assistida deixam de ser indicadas.

 

×