Primavera é estação mais propícia para engravidar, diz nova pesquisa

Publicado 3 de outubro de 2023 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 16:50.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma a cada seis pessoas (17,5%) no mundo enfrentam dificuldades para engravidar. Há muitos fatores que impactam essa tendência, como a idade — a fertilidade da mulher diminui consideravelmente a partir dos 30 anos. Mas a verdade é que um crescente número de estudos comprova o impacto do ambiente e do estilo de vida nessa tendência.
O mais recente deles mostra que até mesmo a estação do ano pode influenciar na chance de gravidez. O trabalho, realizado pelo Fertility
Medical Group, em São Paulo, concluiu que a primavera é a estação com maior taxa de fecundação entre pacientes submetidas à fertilização in vitro (FIV). O outono, a pior.

“—Vimos que na primavera a taxa de gravidez é 30% maior que no outono, que é a estação com menor taxa de sucesso. Também analisamos a taxa de abortamento, que foi 63% menor para embriões transferidos na primavera — diz Edson Borges, especialista em medicina reprodutiva e diretor científico do centro de reprodução assistida.”

Clique e leia a reportagem completa AQUI

×