Reprodução: Avanços da reprodução humana assistida

Publicado 15 de dezembro de 2010 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:13.

Na edição de 15 de dezembro de 2010, Adriana Dias Lopes apresenta os últimos avanços da medicina humana reprodutiva.
Com o título “Que diferença fazem dois dias ….” , a repórter explica as descobertas sobre a biópsia genética do embrião.
Divulgado recentemente no 26º Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Roma, o novo método mostrou ser possível aumentar muito os índices de êxito da fertilização in vitro com uma mudança bastante simples – a data para a realização da biópsia genética do embrião. Tal análise é feita habitualmente no terceiro dia depois da fecundação. Estudos conduzidos por pesquisadores de quinze países, entre os quais o Brasil, mostraram que a taxa de gravidez sobe para 70% quando o teste genético é realizado no quinto dia – momento em que o embrião é tecnicamente chamdo de blastocisto. Pode parecer insignificante, mas essa é a descoberta da medicina reprodutiva mais importante nos últimos dez anos, diz o médico Edson Borges, diretor clínico do Centro de Fertilização Assistida Fertility , em São Paulo, uma das instituições envolvidas no trabalho apresentado em Roma. O exame reduz significativamente o risco de aborto espontâneo em decorrência de algum problema genético do feto. A biópsia do quinto dia deve começar a ser feita pelas clínicas de reprodução humana brasileiras no primeiro semestre de 2011.
Com auxílio de Borges , a matéria traz ainda um quadro com as descobertas dos anos 90, 2000, dias atuais e registros do que vem por aí. (páginas 154 e 155 da publicação).

×