Reprodução: Não consigo engravidar. E agora?

Publicado 1 de maio de 2010 por Marcelo Alexandre. Atualizado 22:44.

Quem é considerado infértil?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um casal é considerado infértil se não consegue ter um filho após um ano de tentativas. No caso da mulher, problemas nos ovários ou nas trompas podem ser a causa do problema. A idade também é um fator importante: o ideal é engravidar antes dos 40 anos.
Veja a seguir quais os problemas que impedem um casal de ter bebê:

Aposente o cigarro e a bebida

De acordo com o médico Assumpto Iaconelli Jr. , de São Paulo, a fertilidade pode ser estimulada com hábitos simples. Manter uma dieta balanceada, controlar o estresse e parar de fumar e de beber são as atitudes básicas que os futuros papais e mamães precisam adotar.

Doenças que impedem a gravidez

Síndrome dos ovários policísticos
Afeta três de cada quatro mulheres inférteis. Causa cólicas, irregularidade na menstruação, acne, pele oleosa e obesidade. Deve ser tratada com medicamentos.
Endometriose
É uma doença que provoca cólicas, dor na barriga, dor durante a relação sexual e dificuldade de urinar. A infertilidade está presente em quase metade dos casos de endometriose. O tratamento inclui analgésicos, interrupção dos ciclos e até cirurgia.
Mioma
Trata-se de um tumor benigno que se forma no útero. É mais comum em mulheres entre 30 e 40 anos. O tratamento pode incluir uso de remédios ou até cirurgia.

O problema pode estar no seu parceiro

O homem tem a mesma responsabilidade sobre a fertilidade do casal e também deve procurar orientação médica. O urologista Renato Fraetta, de São Paulo, explica que os principais fatores para a esterelidade masculina são caxumba, doenças sexualmente transmissíveis (sífilis e gonorreia) e varicocele – varizes na região dos testículos. Trabalhar em locais com altas temperaturas, como metalúrgicas, também diminui a quantidade e a qualidade do sêmen, esclarece o médico.

Tratamentos para engravidar

Medicamentos

Eles estimulam a ovulação para que a gravidez ocorra de maneira natural.

Inseminação intrauterina

Depois de estimular os ovários com medicamentos, o organismo libera os óvulos. Então, o esperma do parceiro é colhido e injetado diretamente no útero da futura mamãe, dentro desses óvulos.

Fertilização in vitro

Os óvulos são coletados e a fertilização é feita artificialmente no laboratório, com o esperma do pai. Dois dias depois de fertilizados, os embriões são colocados no útero da mulher.

×

Powered by WhatsApp Chat

×