Reprodução: Pensando em engravidar? Aproveite que a primavera é a melhor estação.

Publicado 17 de outubro de 2010 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:14.

Uma pesquisa com reprodução assistida aponta que a primavera é o período do ano que mais beneficia as fertilizações nos casais. Nesse estudo foram avaliados dados de 1.932 mulheres que fizeram tratamento em uma clínica de São Paulo entre 2005 e 2009. Os ciclos foram agrupados de acordo com a estação do ano. Na primavera, a taxa de fertilização dos óvulos foi a mais alta (73,5%). Nas estações outono, verão e inverno, os percentuais foram de 69%, 68,7% e 67,9% respectivamente.
O assunto ainda é novo e controverso, mas os pesquisadores deduzem que a fertilidade estimulada pela intensidade da luminosidade diária (fotoperíodo). Os dias mais luminosos da primavera estariam associados a mudanças no cérebro que são responsáveis por mediar as atividades reprodutivas. Isso explica o fato do inverno ser o período com a menor taxa de fertilidade do ano.
Edson Borges Júnior , um dos autores do trabalho e doutor em ginecologia pela Unesp, sugere que para a reprodução, é mais importante a intensidade da luz do que a quantidade. Isso explicaria porque a primavera seria mais propícia do que o verão.
Em linhas gerais, dias mais longos e luminosos aumenta a atividade da melatonina (hormônio que regula o sono) que, por sua vez, afeta áreas do hipotálamo. Isso leva a uma maior secreção dos hormônios reprodutivos, como o FSH (hormônio estimulante folicular), o LH (hormônio luteinizante), que agem no ovário levando a maior capacidade de resposta ao tratamento.

×