Reprodução: Primavera é favorável para engravidar

Publicado 1 de março de 2011 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 01:12.

A primavera, estação do ano associada ao nascimento das flores e que compreende o período de 23 de setembro a 21 de dezembro no Brasil, é considerada a melhor época para engravidar.
É o que constatou um estudo divulgado no ano passado pelo ginecologista Edson Borges Júnior, especialista em Medicina Reprodutiva e Diretor do Fertility – Centro de Reprodução Assistida . De acordo com a pesquisa, as taxas de fertilidade humana aumentam na primavera. Mas como é possível o clima agir no sistema reprodutivo?
O médico lembra que no reino animal já foi comprovado que o balanço hormonal dos mamíferos varia de acordo com o clima e que com os seres humanos não é diferente. Quanto maior à exposição à luz, maior será a fertilidade, diz Borges Júnior. E é justamente na primavera que a luminosidade diária é muito maior do que nas outras estações do ano.

Como é possível?

O especialista explica que a intensidade da luz estimula a produção da melatonina, hormônio que regula o sono. A melatonina por sua vez, age diretamente na hipófise, glândula que produz inúmeros hormônios, entre eles o FSH, responsável por atividades no ovário, como estimular o crescimento folicular.
O estudo foi realizado com quase 2 mil mulheres que fizeram fertilização in vitro entre os anos de 2005 e 2009. O resultado apontou que a taxa de fertilização dos óvulos foi maior na época da primavera, com 73,5%. Na primavera as mulheres também respondem melhor à medicação e aumenta em até 30% as chances de engravidar, explica o especialista. Os índices de fertilização obtidos no verão, outono e inverno foram 68,7%, 69% e 67,9%, respectivamente.

×