Time Científico no ASRM 2022

Publicado 30 de outubro de 2022 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 15:45.

Esse ano o encontro da sociedade americana de reprodução assistida (ASRM) foi na Califórnia, de 22 a 26 de outubro de 2022. O tema do congresso foi “Genes, Gametas e Genética” e como sempre o Fertility contribui com apresentação de trabalhos no formato oral e pôster.

O trabalho oral intitulado “What are the patients’ opinions concerning the use of add-ons on reproductive medicine? A survey of IVF patients” foi apresentado pela nossa pesquisadora científica Dra. Amanda Setti e teve como objetivo avaliar quais as opiniões das pacientes de reprodução assistida a respeito do uso de “add-ons” durante os tratamentos.

O estudo apresentado durante o encontro da ASRM, analisou as intenções do uso de “add-ons” em FIV entre 620 pacientes inférteis, por meio da participação em uma pesquisa em uma plataforma online. Os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria dos pacientes tentaria algum “add-ons” para aumentar suas chances de sucesso, mesmo sem evidências científicas.

O estudo apresentado na forma de pôster foi sobre o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dos embriões obtidos por meio de ICSI. Para esse experimento, 884 óvulos de 88 pacientes, submetidas à ICSI foram divididas entre as que tiveram um resultado positivo para COVID-19 antes do início do tratamento e um grupo que não teve COVID-19 antes do tratamento.

Os embriões do grupo COVID-19 apresentaram um desenvolvimento mais lentos do que os do grupo controle.

Este é o primeiro estudo avaliando o impacto do COVID no desenvolvimento do embrião pós-ICSI. Sabendo-se do possível efeito negativo no desenvolvimento do embrião, é responsabilidade dos médicos informar suas pacientes sobre esse risco.” Comenta Dr. Edson Borges, responsável pelo estudo.

×