O Banco de Sêmen de Doador é indicado em situações nas quais a infertilidade masculina não pode ser tratada, nos casos de história familiar com doenças genéticas, em produções independentes e para casais homoafetivos. Nestes casos, o paciente ou o casal juntamente com o médico responsável recorre ao banco de sêmen com o intuito de escolher uma amostra de doador que mais se assemelha às suas características (tipagem sanguínea, cor da pele, cor dos olhos e cabelos, estatura, constituição física entre outros).
Segundo a última resolução do Conselho Federal de Medicina 2.168/2017, a doação de gametas deve ser anônima, ou seja, o doador não conhecerá o casal a quem o sêmen for doado, nem as possíveis crianças geradas e seus pais terão acesso à identidade do doador. Da mesma forma as doações serão voluntárias e gratuitas, não cabendo ao doador nenhuma forma de ressarcimento.
Para ser um doador, é necessário:
- Ter idade entre 18 e 40 anos;
- Ser saudável e não ter doenças hereditárias em família;
- Concordar com o anonimato;
- Passar por uma triagem rigorosa:
- Todo candidato a doador deverá passar por uma consulta médica para avaliação e esclarecimentos; esta consulta é com hora marcada e gratuita.
- Se aprovado pelo médico, o doador deverá realizar exames de sangue.
- Efetuar 6 coletas de sêmen (com abstinência sexual de 2 a 5 dias).
- Seis meses após as coletas, convocamos o doador para nova coleta de sangue para podermos liberar o sêmen (que ficou em quarentena).
NOTAS:
O Fertility Medical Group no presente momento não está aceitando doações para o banco de sêmen.