Infertilidade Conjugal

Publicado 11 de novembro de 2013 por Equipe Fertility Medical Group. Atualizado 00:58.

Embora o número de casais incapazes de ter um filho seja considerável, a infertilidade continua a ser um assunto pessoal. O sofrimento e desespero que a falta de filhos pode trazer a uma relacionamento perfeito sob outros aspectos, é substancial. Os casais incapazes de conceber procuram o médico da família em busca de conselho e orientação – e às vezes o especialista para um tratamento qualificado.

Uma moderna clínica de infertilidade oferece uma ampla variedade de tratamentos avançados, os quais tanto são difíceis de compreender como (algumas vezes) preocupantes. E há também outras importantes considerações a fazer – os custos, o tempo necessário para o tratamento, os desapontamentos, as ansiedades. Todas elas levantam questões que poucos de nós têm condição de responder de maneira simples ou imediata, e todas elas requerem os conselhos de um especialista particularmente quanto à forma mais adequada de tratamento e suas possibilidades de sucesso.

A escolha de um determinado procedimento dependerá do tipo (ou causa) da infertilidade que a pesquisa revelar. Mas todos os tratamentos têm uma coisa em comum – a capacidade de dar uma ajuda à natureza no preparo de óvulos e espermatozóides, de modo que eles tenham maiores probabilidades de se unir e fertilizar para formar um embrião e, eventualmente, uma gravidez sadia no útero. Por esse motivo, essas técnicas de tratamento são coletivamente conhecidas como “concepção assistidas”.

A medida do problema

Um casal fértil normal na faixa dos 20 anos, fazendo sexo regularmente, tem cada mês uma probabilidade em quatro de conceber. Isto significa que cerca de nove em cada dez casais que estão tentando ter um filho conceberão dentro de um ano. Um em dez, entretanto, não conseguirá – e esses casais são subférteis ou inférteis. (Neste livreto, como no dia a dia, o termo “infertilidade’ será usado para descrever ambos). A infertilidade é usualmente definida pelos médicos como a incapacidade de conceber após pelo menos um ano de tentativas. Muitos casais “inférteis”, entretanto, podem ser ajudados pelos tratamentos de concepção assistida.

Antes que os casais se envolvam na concepção assistida, existem outras pesquisas e tratamentos que também podem ajudar; além disso, muitas pacientes já incluídas em programas de infertilidade ficam naturalmente grávidas, a despeito dos muitos anos de tentativas.

Avaliando as causas

As pesquisas realizadas por um médico de família ou por uma clínica especializada, em muitos casos podem indicar a causa provável da infertilidade. Somente cerca de 20 por cento continuam sem explicação – e mesmo nesses casos o tratamento pode ser bem sucedido. A parceira feminina é responsável pela infertilidade de um casal em aproximadamente 40 por cento dos casos, sendo o parceiro masculino responsável por outros 40 por cento. Os testes necessários para se determinar uma causa específica irão avaliar a ovulação, a qualidade das trompas de Falópio, e os níveis hormonais nas mulheres, assim como a produção de espermatozóides (número, mobilidade e morfologia) nos homens.

Infertilidade Masculina – Causas

  • Baixa contagem de espermatozóides; normalmente os homens produzem no mínimo 20 milhões de espermatozóides por mililitro de sêmen (isto corresponde a aproximadamente um sexto da ejaculação total); um valor inferior é considerado subfértil.
  • Pouca mobilidade dos espermatozóides; neste caso os espermatozóides não terão capacidade de nadar através do colo uterino para encontrar o óvulo na trompa de Falópio.
  • Formato inadequado (conhecido como “morfologia’), tornando um espermatozóide individualmente incapaz de perfurar a camada externa de um óvulo.
  • Ausência de produção de espermatozóides (por insuficiência testicular) ou completa ausência de espermatozóides (talvez devido a uma obstrução).
  • Dificuldades de coito; talvez devido a insuficiência de ejaculação ou impotência.

 Infertilidade Feminina – Causas

  • Distúrbios hormonais; como resultado os folículos podem não crescer nos ovários, ou pode não ocorrer a liberação de um óvulo (ovulação).
  • Trompas lesadas ou obstruídas, o que impedirá o encontro de um óvulo com os espermatozóides.
  • Endometriose, na qual o tecido uterino invade e lesa os tecidos reprodutivos vizinhos.
  • Muco cervical excessivamente espesso, impedindo a passagem dos espermatozóides.

A concepção assistida pode ajudar na maioria dessas condições (embora não em todas), havendo evidências de que ciclos repetidos de tratamento podem restaurar a fertilidade para níveis quase normais.

×