Resumo de Trabalhos aprovados no ESHRE 2022


 

 

– ORAL

Improved implantation and pregnancy rates in frozen-thawed embryo transfer using a modified-natural ovulatory regimen

Melhora das taxas de implantação e gestação na transferência de embriões descongelados utilizando um regime ovulatório natural modificado

Autores: Rosane Rodrigues, Amanda Setti, Daniela Braga, Patricia Guilherme, Assumpto Iaconelli Jr., Edson Borges Jr.

Resumo:
O trabalho teve como objetivo investigar se os resultados de gestação são significativamente diferentes entre a transferência de embriões descongelados em ciclo natural modificado e em ciclo com terapia hormonal.
Para esse trabalho, as pacientes submetidas à transferência de embrião descongelado foram divididas em dois grupos (natural modificado, n=142 e terapia hormonal, n=1180). Os resultados clínicos foram comparados entre os grupos.
Os resultados mostraram que as taxas de implantação e gravidez são significativamente maiores quando a transferência de embrião descongelado é realizada em ciclo natural modificado quando comparada com ciclo de terapia hormonal.

 

– ORAL

Use of epididymal spermatozoa in in vitro fertilization cycles impacts the morphokinetics of embryos cultured in a time-lapse imaging incubator system

O uso de espermatozoides provenientes do epidídimo em ciclos de fertilização in vitro impacta a morfocinética de embriões cultivados em incubadora com sistema de imagens de lapso de tempo

Autores: Edson Borges Jr., Amanda Setti, Daniela Braga, Rodrigo Provenza, Patricia Guilherme, Assumpto Iaconelli Jr.

Resumo:
O trabalho teve como objetivo investigar se a origem do espermatozoide (ejaculado ou recuperado cirurgicamente) afeta a morfocinética do embrião (os momentos em que um embrião atinge um marco de desenvolvimento) e os resultados clínicos dos ciclos de injeção intracitoplasmática de esperma (ICSI).
Para esse trabalho, foram inclusos 32 ciclos de ICSI realizados com espermatozoides provenientes do epidídimo (276 embriões). Um pareamento foi realizado para formar dois grupos de ciclos de ICSI realizados com espermatozoide ejaculado de parceiros com infertilidade por fator masculino idiopático (32 ciclos/284 embriões) ou sem fator masculino de infertilidade (32 ciclos/246 embriões).
Os embriões foram cultivados na incubadora EmbryoScope, que registrou diversos marcadores cinéticos. A morfocinética embrionária foi comparada entre os grupos.
Os resultados mostraram que o uso de espermatozoides provenientes do epidídimo está correlacionado com divisões celulares tardias, que parecem se corrigir até o momento da formação do blastocisto. No entanto, esses embriões também apresentam taxas mais altas de multinucleação e padrões de clivagem anormais quando comparados aos derivados de amostras de sêmen de parceiros sem fator de infertilidade masculina.

 

– PÔSTER

Time-lapse monitoring: an adjunct tool to select embryos for preimplantation genetic testing

Monitoramento por time-lapse: uma ferramenta adjunta para seleção de embriões para teste genético pré-implantacional

Autores: Amanda Setti, Daniela Braga, Patricia Guilherme, Assumpto Iaconelli Jr., Edson Borges Jr.

Resumo:
O trabalho teve como objetivo investigar se a aneuploidia embrionária tem impacto nos eventos morfocinéticos embrionários em um sistema de cultivo com imagens de lapso de tempo (TLI).
Para esse trabalho, os dados cinéticos foram analisados ​​em 957 embriões, derivados de 316 pacientes submetidas à ICSI com teste genético implantacional para aneuploidias (PGT-A).
Os embriões foram cultivados na incubadora EmbryoScope, que registrou os marcadores cinéticos. A morfocinética embrionária foi comparada entre os embriões euploides (n=352), aneuploides (n=583) e mosaicos (n=22).
Os resultados mostraram que a aneuploidia teve um impacto significativo nos eventos morfocinéticos precoces e tardios do embrião. Embriões mosaicos e aneuploides se comportaram de forma semelhante em termos de morfocinética.

 

– PÔSTER

The impact of ethnic differences on embryo morphokinetics and clinical outcomes: the importance of racial admixture

O impacto das diferenças étnicas na morfocinética embrionária e nos resultados clínicos: a importância da mistura racial

Autores: Carla Iaconelli, Daniela Braga, Amanda Setti, Patricia Guilherme, Assumpto Iaconelli Jr., Edson Borges Jr.

Resumo:
O trabalho teve como objetivo investigar se as diferenças etnias podem afetar a morfocinética do embrião e os resultados clínicos em um sistema de cultivo de embriões com imagens de lapso de tempo (TLI).
Para esse trabalho, 466 pacientes (3.304 embriões) submetidas a ciclos de ICSI foram divididas em três grupos de acordo com sua etnia: (i) caucasiana (356 pacientes e 2.556 embriões), mestiça (82 pacientes e 592 embriões) e asiática (156 pacientes e 28 embriões).
Os embriões foram cultivados em sistema TLI e os fatores morfocinéticos e os resultados clínicos foram comparados entre os grupos.
Os resultados mostraram que os embriões de mestiços se desenvolvem mais rapidamente e têm taxa de implantação mais alta do que os de pacientes caucasianos e asiáticos. Aparentemente, a miscigenação beneficia o desenvolvimento e potencial de implantação embrionários.

 

– PÔSTER

The role of the duration of infertility on the of quality of life and psychological health in infertile couples

O papel da duração da infertilidade na qualidade de vida e saúde psicológica em casais inférteis

Autores: Mauro Bibancos De Rose, Rose Melamed, Daniela Braga, Amanda Setti, Assumpto Iaconelli Jr., Edson Borges Jr.

Resumo:
O trabalho teve como objetivo investigar se a qualidade de vida e a saúde psicológica são afetadas pela duração da infertilidade em mulheres inférteis.
Para esse trabalho, 442 pacientes inférteis do sexo feminino que preencheram um Questionário de Qualidade de Vida de Fertilidade (FertiQoL) contendo questões de múltipla escolha.
O questionário foi realizado por meio de uma plataforma online e consistiu em 24 itens derivados de quatro subescalas (mente-corpo, emocional, social e relacional), 10 itens relacionados ao tratamento e dois itens de vida geral e bem-estar físico.
Os resultados mostraram que a longa duração da infertilidade é um fator de risco significativo afetando a qualidade de vida e a saúde psicológica das mulheres, destacando a importância do aconselhamento psicológico para pacientes inférteis, principalmente aquelas com maior tempo de infertilidade.

×